CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Trabalhadora da construção

Metodologia

• Treinamento Presencial

• Teórico

Carga horária

• a) oito horas para estabelecimentos de grau de risco 1

• b) doze horas para estabelecimentos de grau de risco 2

• c) dezesseis horas para estabelecimentos de grau de risco 3

• d) vinte horas para estabelecimentos de grau de risco 4.

Objetivo

• A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

Público Alvo

• Cipistas eleitos e indicados.

Conteúdo Programático

• a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo

• b) noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção

• c) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

• d) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos

• e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho

• f) noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho

• g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Trabalhadora da construção

QUERO FAZER O CURSO